domingo, 28 de dezembro de 2014

Planilhas de cálculo: história e as grátis da atualidade

Planilhas de Cálculo

História do software

Em 1978 os computadores pessoais eram subaproveitados mas isso mudou quando Robert Frankston, estudante de economia, e Daniel Bricklin, programador, uniram-se para criar o Visicalc (figura 1), que foi o software que introduziu definitivamente os microcomputadores nas empresas. O software vendeu em pouco tempo 500 mil cópias originais, mas fez mais que isso: estabeleceu as regras das planilhas de cálculo, que ainda seguem o mesmo padrão (CALBUCCI, 1991).


Depois do Visicalc, surgiu em 1982 o Lotus 1-2-3, criado por Mitchel Kapor e Jonathan Sachs, que incorporou muitos recursos e novas funções, como manipulação de gráficos, editoração de relatório, construção de planilhas em três dimensões, ou seja, colocadas uma atrás da outra (CALBUCCI, 1991).


Figura 1. Planilha Visicalc. Fonte: Dan Bricklin (2014)


A célula foi o padrão estabelecido como unidade de cálculo desde o Visicalc (figura 1). As células são denominadas pela coluna seguida da linha. A numeração das colunas é feita com letras começando no canto esquerdo da planilha (A, B, C, D, etc.) e a das linhas por números começando na parte superior (1, 2, 3, etc…). As células podem conter três tipos de dados: números (inclusive fórmulas), textos e funções (ou comandos). (CALBUCCI, 1991). Veja na figura 1 que a coluna A explica o que foi pago, a coluna B são os pagamentos feitos, a coluna C a dos depósitos e a coluna D é o balanço, ou seja, quanto ficou de saldo na conta (positivo ou devedor).


Naquela época havia também um software chamado T-Calc, criado pela Microsoft para rodar nos seus computadores Tk-83 e Tk-85, fabricados por sua subsidiária Microdigital. Ele vinha em fitas k-7 (já ouviu falar?) e gravadores carregavam o arquivo no computador (veja as figuras 2, 3 e 4). O Tk-alc foi o “pai” da planilha mais famosa atualmente, isso mesmo, o Excel.



Figura 2. Fita K7 armazenando software TK-alc.
Foto: sidnei (dez. 2014)



Figura 3. Microcomputador TK-85. Foto: sidnei (Dez. 2014).
Aparelho com 16 Kb de RAM e que rodava na linguagem BASIC - Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code – em tradução livre “código de instruções simbólicas para todos os propósitos para iniciantes” (MICRODIGITAL, 1983, p. 3/1).


Figura 4. Periféricos de computador em 1984! Fonte da figura: Rio Gráfica (1984, p. 20).
Gravador K7 e drive de disquete são coisas de museu, os demais foram grandemente aperfeiçoados. O track ball foi rebatizado depois como “mouse”.

Planilhas de Cálculo grátis da atualidade

Se você usa o sistema operacional Windows e não e não tem dinheiro para comprar um programa comercial, você tem a opção de baixar o LibreOffice, que é grátis, livre e totalmente em português. Ele possui editor de texto (Writer), planilha de cálculo (Calc), apresentação de slides (Impress), editor de desenhos (Draw) e banco de dados. 


Figura 5. Gráfico avançado criado no Calc do LibreOffice 4.2.
Fonte: Souza e Cavalcante (2014, p. 14).


Ótima opção de trabalho livre e gratuita para a criação de planilhas de cálculo e também para gráficos dos mais variados tipos. Em breve vamos dar as dicas de uso eficiente deste software.



Figura 6. Detalhe da tela do Calc do LibreOffice 4.2.8

O WPS (Writer, Presentation and Spreadsheets – Editor de Texto, Apresentação e Planilha) foi criado por uma empresa de Beijing (Pequim – China). É um ótimo programa, com visual lindo para computadores (PC e Note) mas, infelizmente, a versão gratuita está em inglês. Porém, a versão Android está toda em português e é o melhor software editor (Texto, Planilha e Apresentação) para smartphones e tablets que existe hoje em dia!


Figura 7. Tela do Spreedsheet (Planilha) do WPS para computadores.

Para Saber Mais:

Downloads de softwares livres

Para computador:

1. LibreOffice 4.2.8 – totalmente em português (versão estável de dezembro de 2014).

2. WPS Office para computadores (grátis). A versão grátis está em inglês e tem uma boa performance, porém ainda não está disponível em nosso idioma. A versão grátis (WPS HOME FREE) está disponível em: http://www.wps.com/windows/

Para Smartphones e Tablets Android:

1. Entre na Google Play Store e digite na barra de pesquisa WPS Office. É o melhor pacote office para smartphones e tablets e vem totalmente em português.

Esclarecimento:Todos os nomes de marcas de softwares e de empresas comerciais foram citados apenas para os objetivos educacional, científico e tecnológico visando ao desenvolvimento das capacidades cognitivas dos leitores deste blog mediante as liberdades fundamentais da Humanidade, expressas na Carta dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, aprovada e recepcionada pelo DECRETO Nº 19.841, DE 22 DE OUTUBRO DE 1945 e reproduzida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 em seu artigo 5°, especialmente os incisos IV, IX, XIII e XIV.

Referências

CALBUCCI, Marcelo. Planilhas de Cálculo. Jornal Informativo da Computação - JICO, número 6, ano I, novembro de 1991, p. 4-5. Rio Claro: Unesp, 1991.

Dan Bricklin Web Site. Visicalc Programm: History. Disponível em: http://www.bricklin.com/history/refcard1.htm. Acesso em 26 Dez. 2014.

RIO GRÁFICA. Micro Computador: Curso básico. Rio de Janeiro: Rio Gráfica, 1984.

Microdigital. TK-85 – Programação Basic: Manual de Operações. São Paulo: Microdigital eletrônica. 1983.

SOUSA, E. D.; CAVALCANTE, V (Eds). Lançamento: LibreOffice 4.2, a melhor suíte office livre. LibreOffide Magazine, Ano 2 – Edição 9, fevereiro de 2014, p. 5-17. Disponível em: http://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR_imagens/Magazine/LM-ED09.pdf
Acesso: 19 jun. 2014. Acesso: 19 jun. 2014.

1a versão para o blog, concluída em 28 de dezembro de 2014 às 16:26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário